CONTROLE INTERNO, AUDITORIA INTERNA E EXTERNA

A Gestão Pública é formada por um conjunto de atribuições e responsabilidades que precisam ser bem delimitadas e distribuídas entre os agentes, sendo recomendado o Modelo das Três Linhas do Instituto dos Auditores Internos Global – The IIA.

Gestores da organização responsáveis pelas entregas dos produtos e serviços do órgão ou entidade e a gestão de riscos de suas próprias atividades.

Unidade de Controle Interno que é parte da gestão e do sistema ou da estrutura de controle interno da própria entidade e tem o papel de assessorar os gestores, com seu conhecimento especializado, na definição de estratégias para gerenciamento de riscos, na identificação e avaliação destes e na definição, implantação e no monitoramento de controles internos adequados para mitigá-los.

Unidade de Auditoria Interna com a responsabilidade de realizar uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização, auxiliando a sua respectiva organização a realizar os objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Destaca-se que as duas atividades (Controle interno e Auditoria) não podem ser confundidas ou cumuladas, sendo necessário que a estrutura organizacional comporte as duas. Todavia, a realidade de muitos entes não comporta tal segregação de funções, seja pela falta de pessoal, seja pela falta de agentes públicos capacitados para tanto. Portanto, não é incomum a contratação de organizações privadas que realizam uma Auditoria Externa, onde se executa a avaliação independente e objetiva da gestão, com a entrega da necessária análise do desempenho dos níveis tático e operacional da organização à Alta Administração.

Somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento das organizações brasileiras a partir do acesso à soluções inovadoras, simples e que geram resultados satisfatórios, pautados nas práticas de sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança.
Pular para o conteúdo