Inclusão

Promover a diversidade e a inclusão dentro das organizações vai muito além de contratar mulheres ou pessoas com deficiência. Diversidade e inclusão é um tema sobre as pessoas, suas vivências e individualidades que as fazem ser quem são e as tornam únicas.

Assim, quando as organizações incentivam e aplicam esse tema, elas geram transformação em sua cultura organizacional.

A diversidade corporativa simboliza a responsabilidade social da empresa em criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, onde cada colaborador tem acesso às mesmas oportunidades, espaço e respeito.
Além disso, esses temas são cada vez mais importantes para atrair e reter talentos.

A diversidade e a inclusão são temas urgentes dentro das organizações, porém é fundamental estruturar os processos, definir objetivos e estabelecer metas. Como qualquer outra ação estratégica dentro da organização, é necessário planejamento, foco e mensuração.

Caso contrário, podem se tornar apenas projetos que nunca saíram do papel.

Selecionamos cinco ações fundamentais para iniciar esse processo de transformação. Essas ações são baseadas nas WEPs – Women’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento das Mulheres) desenvolvidos pela ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU. São elas:

1- COMEÇAR PELA ALTA LIDERANÇA;
É papel da alta liderança tornar o tema uma prioridade estratégica de toda a empresa. O líder deve promover a igualdade e inclusão ao estabelecer objetivos e metas, garantir que as políticas sejam corretas e realmente inclusivas, e estimular os colaboradores a se engajarem com o tema. Como líder, ele deve ser o exemplo e o espelho pelo qual as equipes enxergarão, com transparência, a cultura de diversidade e inclusão da organização.

 

2- GARANTIR A IGUALDADE, INCLUSÃO E NÃO-DISCRIMINAÇÃO;
Tratar todas as pessoas com justiça e sem discriminação é um princípio dos direitos humanos. Gênero, orientação sexual, raça, etnia, idade, crenças, pessoas com deficiência, não podem ser motivos para excluir ou discriminar essas pessoas. Dentro das empresas, todos os colaboradores devem ser tratados de forma igualitária nas oportunidades, no pagamento de salário, mudanças de cargos e promoções.

3- ASSEGURAR O BEM-ESTAR E A SEGURANÇA;
É fundamental que as pessoas se sintam seguras, física e psicologicamente, no ambiente de trabalho. Para isso, devem ser criadas e estabelecidas políticas internas de tolerância zero à violência, além de políticas de consequências que fortaleçam a cultura de inclusão e respeito da organização.

4- FOCAR EM EDUCAÇÃO E TREINAMENTOS;
A educação é a base para mudanças saudáveis e colaborativas. As empresas devem criar e implementar treinamentos e políticas internas para educar os colaboradores e inibir o desrespeito e a discriminação.

5- ESTIMULAR CONVERSAS SOBRE DIVERSIDADE E INCLUSÃO;
Criar espaços para troca e conversa entre a liderança e a equipe é uma forma estratégica de extrair dados e informações qualitativas sobre como as pessoas da empresa enxergam o tema da diversidade e inclusão. Esses momentos de bate-papo são essenciais para conhecer diferentes percepções, identificar problemas e encontrar soluções.

Muitas empresas já têm trilhado essa jornada, e tantas outras estão iniciando nesse processo. Incentivar e aplicar políticas de diversidade e inclusão traz múltiplos benefícios e resultados como, por exemplo:

✅ Maior engajamento e motivação
✅ Aumento da criatividade e produtividade
✅ Redução de conflitos
✅Mais respeito e tolerância
✅Saúde mental e emocional
✅Contínua inovação
✅Aumento da competitividade da empresa
✅A empresa se torna referência;

Portanto, para gerar transformação e desenvolver uma organização mais diversa e inclusiva, é preciso começar pelo diagnóstico: identificar como está a diversidade da organização hoje. A partir de então, estabelecer metas e objetivos: saber onde quer chegar. E sempre mensurar os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo